Como é produzido o alumínio
O alumínio tem caraterísticas únicas. Por exemplo, é leve, resistente à corrosão e não magnético. É por isso que é amplamente utilizado em diversos setores, incluindo o automóvel, embalagens e, claro, em portas de alumínio e janelas de alumínio. Para produzir alumínio, o elemento óxido de alumínio é fundamental, mas as suas características são potenciadas com a adição de pequenas quantidades de outros elementos. Vamos aprofundar-nos um pouco mais no processo de produção de alumínio.
A jornada começa com a bauxite, um minério com uma alta concentração de óxido de alumínio. A produção de alumínio é realizada em duas fases: Processo químico (Bayer): o mineral de bauxite é granulado e refinado para obter o óxido de alumínio. Processo eletrolítico (Hall-Heroult): o óxido de alumínio é fundido para libertar o alumínio puro. É então fundido em lingotes. O resultado é o que chamamos de 'alumínio primário'.
A força do alumínio
O alumínio apresenta características únicas, como:
- Leveza
- Elevada resistência mecânica
- Resistência à corrosão
- Não magnético
- Não tóxico
- Propriedade de condução de calor
- Resiliência contra todos os tipos de pressão
Estas caraterísticas podem ser melhoradas ainda mais para ir ao encontro das necessidades da sua aplicação. Como? Adicionando pequenas quantidades de outros elementos e, desta forma, obtendo diferentes ligas. Para aplicações de extrusão para janelas de alumínio e portas de alumínio (explicadas abaixo), a liga de alumínio 6060 é especificada principalmente com os elementos adicionais Mg e Si. Estes elementos melhoram a resistência mecânica e a resistência à corrosão do alumínio.

Perfis resistentes à corrosão
Os perfis das nossas janelas de alumínio, portas de alumínio e fachadas, utilizam perfis extrudidos produzidos com alumínio, misturado com magnésio e silício. Estes aditivos otimizam a robustez e a resistência à corrosão. Para criar os perfis, o alumínio (pré-aquecido a 450ºC) é pressionado para uma matriz. Dá-se assim forma ao perfil.
Quando o alumínio é exposto ao ar uma camada protetora de óxido é criada como uma reação natural ao contacto com o ar. Essa camada resistente à corrosão pode ainda ser potenciada com tratamentos de superfície como a anodização. Neste processo, uma camada eletroquímica de óxido de alumínio é formada no material, o que melhora ainda mais a resistência à corrosão.
100% reciclável
O alumínio dura muitas décadas e é 100% reciclável. Ao contrário de muitos outros materiais, o alumínio não perde as suas caraterísticas no processo de reciclagem. Isso significa que se pode reciclar infinitamente, sem perda de qualidade ou valor. É o que fazemos com os perfis de janelas e portas de alumínio. Continuamos a transformá-los em novos. Repetidamente. Um exemplo perfeito de circularidade.
Clique no botão abaixo e saiba mais sobre a reciclabilidade do alumínio.
Direitos de autor
Moradia Privada Le Pouliguen - Hadrien Brunner (fotógrafo)