
Caso de uso | Crescimento sustentável e transformação digital de uma PME no sector da caixilharia
A Noxinova, PME portuguesa com 9 anos de experiência no setor das soluções metálicas (alumínio, ferro e inox), reflete a força e resiliência que caracteriza as PME que se destacam em Portugal. No cenário competitivo de Portugal, as PME representam mais de 99% das empresas (sector não financeiro) e são motores de riqueza, emprego e inovação. Com 34 colaboradores e uma atividade focada no mercado nacional e na exportação, a empresa enfrenta os desafios típicos das pequenas e médias empresas em crescimento.
+20% de capacidade
Em 2024, com a mesma equipa, a Noxinova aumentou a sua capacidade instalada em 20%.
Estratégias e soluçõesA Noxinova destaca-se pela abordagem visionária e dinâmica. Em menos de uma década, conquistou o estatuto de PME Líder e certificação ISO 9001:2015, consolidando-se como uma referência no seu segmento de mercado.
À luz do espírito empreendedor do seu fundador, a Noxinova iniciou a transformação digital, fazendo uso de ferramentas como o ecossistema digital da Reynaers Aluminium para alcançar mais eficiência operacional, responder à crescente exigência dos clientes e ir ao encontro de um mercado cada vez mais desafiante.
Tenho na minha equipa verdadeiros mestres do ofício, com muita informação e conhecimento intrínseco “dentro da cabeça”. Para crescer, precisei de encontrar soluções equilibradas com foco nas minhas pessoas e no futuro do negócio.

Desafios
Escassez de mão de obra qualificada
Processos pouco estruturados, a provocar disfuncionamentos nas linhas de produção e impactar custos e prazos
Cadeia de fornecimento complexa e dependência de fornecedores
Mercado extremamente competitivo
Regulamentação cada vez mais exigentes
Clientes cada vez mais bem informados
Conciliar produtividade imediata com o tempo necessário para formação e adaptação.
Estratégias e soluções
Medidas adotadas para sustentar o crescimento e transformação digital com o ecossistema digital Reynaers Aluminium
Face à escassez de mão de obra qualificada, a Noxinova recorreu a jovens quadros não especializados, recetivos a absorver conhecimento e partilhar a sua aptidão tecnológica. Compõe equipas duplas intergeracionais desafiadas para um tradeoff de conhecimento e competências.
Aponta somente às oportunidades de negócio mais relevantes para a sua estratégia de negócio.
Adopção de estratégia de produto mais formalizada permitindo uma economia de escala na produção, ao nível de materiais e mão de obra, a otimização de stocks e a redução de desperdícios de fabricação.
Recorre tanto quanto possível às informações técnicas e operacionais através do Portal do Cliente, reduzindo a dependência de comunicação tradicional e acelerando a resolução de dúvidas.
A preparação de obra já é integralmente feita em ReynaPro garantindo mais precisão e reduzindo erros. Os desenhos técnicos gerados automaticamente mitigaram inconsistências no corte, maquinação e assemblagem
Introduziu recentemente o DigiTrace, o passaporte digital de produto. Poupa pelo menos uma visita à obra em caso de disfuncionamento e oferece mais transparência e conveniência ao utilizador final.
Oficina equipada com todas as ferramentas necessárias para diminuir a dependência de fornecedores , aumentar a autonomia e o know-how interno. Na Noxinova, a produção não pode parar!
Atualmente, em processo de otimização e personalização do ecossistema digital logo a partir da fase comercial, para maior autonomia e resposta mais ágil. À medida que a empresa cresce, os processos tradicionais revelam-se insuficientes. Neste sentido, a Biblioteca de Elementos do ReynaPro está a ser ajustada para dar resposta ágil às situações mais frequentes. A eficiência operacional é um processo, em constante melhoria.
Em 2025, prevejo empregar mais duas pessoas e continuar a crescer ao mesmo ritmo. Como tenho tudo mais sistematizado, estou convencido que o onboarding destas pessoas será bastante mais fácil do que há um ou dois anos.

Lagoon Village
Um exemplo da conveniência digital na produção de caixilharia
Neste curto vídeo acompanhamos a produção de janelas de alumínio e portas de alumínio, do Projeto Lagoon Village, com foco no ecossistema digital associado, até à fase do pós venda e utilização, com instalação do passaporte digital de produto.
Na Europa, 82% das empresas do sector da construção vêm a transformação digital como uma prioridade, com 45% já a integrar projetos digitais transversais à organização.