Apartamento Nice
Uma combinação futurística entre as pirâmides do Egipto e dos Jardins Suspensos da Babilónia, este cobiçado apartamento funde-se ao longo da costa do Mediterrâneo, próximo da cidade de Nice. No total, o complexo abrange cerca de 16 hectares e compreende cerca de 1.600 apartamentos. Concluídos originalmente nos anos setenta, a maioria destes apartamentos foram renovados, com soluções modernas da atualidade para tirar partido ao máximo das varandas amplas e da vista deslumbrante para o mar.
O conceito para este complexo de apartamentos surgiu na década de 70, quando as autoridades da cidade abordaram o famoso arquiteto André Minangoy para desenvolver um projeto imobiliário ambicioso, que ajudaria a melhorar a área suburbana. O resultado do projeto incluí um parque paisagístico com quatro edifícios em forma de pirâmide, organizados em estilo de anfiteatro. As pirâmides têm mais de 70 metros de altura. O projeto também inclui uma marina de classe a nível mundial, um centro de spa e uma piscina, além das inúmeras lojas e restaurantes.
Num todo, a construção demorou cerca de 25 anos. A primeira das quatro pirâmides ficou completa em 1970. A segunda pirâmide foi concluída em 1972, a terceira pirâmide em 1976 e a última em 1993.
Os apartamentos das pirâmides estão ligados entre si a partir de escadas e corredores exteriores partilhados, economizando nos materiais e no tempo de construção. Cada apartamento também é integrado com uma extensa varanda ou um terraço, considerado um conceito radical no momento da conceção do projeto.
O resultado desta renovação permite que os apartamentos tenham uma vista privilegiada para o mar Mediterrâneo que anteriormente não poderia ser tecnicamente alcançada e mostra que as intervenções, por mais pequenas que sejam, podem gerar um efeito magnífico.