- Lorcan O'Herlihy Architects
- ODOS architects
Flynn Mews
Apesar da cidade de Dublin possuir um baixo crescimento e uma baixa densidade comparada com os padrões europeus, grande parte do centro da cidade é composto por grandes casas envolvidas em imponentes ruas ou praças, como a praça Merrion ou a estrada Pembroke. Enquanto apresentam majestosas frentes para o público, a traseira destas casas foi reservada para acesso de serviço, entregas, treinadores e um estábulos onde ficavam os funcionários ao longo da calçada e vias pavimentadas.
Desde os anos 1980, e especialmente nos últimos anos de expansão, estes estábulos e casas de treino construídas nos jardins traseiros foram convertidos, demolidos e reconstruídos por alguns dos melhores arquitetos da Irlanda. Em muitos casos, tornaram-se tão desejáveis como as casas maiores em frente. Esta casa é um tal estábulo, construído na parte de trás de uma casa Georgiana com terraço, na arborizada estrada de Pembroke, no lado sul da cidade. A história diz que, quando a casa original foi construída em 1847, os donos da casa queriam algo para admirar através da janela, e assim uma frente falsa neoclássica foi construída para disfarçar a elevação dos mais utilitários estábulos, na extremidade do jardim. A casa da frente e o estábulo são atualmente propriedade de uma família irlandesa que reside nos Estados Unidos. Eles tinham a intenção de construir uma nova casa para viver quando visitavam a Irlanda. O estábulo original foi demolido, mas as leis de planeamento exigiram que a frente Neoclássica fosse mantida e que qualquer casa nova fosse claramente contemporânea nas suas ideias, forma e materiais. A casa resultante, que foi projetada pelo arquiteto americano-irlandês Lorcan O ‘Herlihy, e supervisionada durante a construção por Darrell O’ Donoghue de ODOS arquitetos em Dublin, certamente faz jus às expectativas dos planeadores.
SENSAÇÃO DE LUXURIA
Saindo da rua arborizada, passamos por uma parede de pedra, semelhante a muitas paredes de pedra ao longo das vias nesta parte da cidade. No entanto, uma vez que entramos pelos portões de metal negro, somos recebidos por uma radicalmente marcante e original fachada de betão com acabamento tipo ardósia. Esta é uma casa de 270 metros quadrados dividida em duas partes. A primeira parte tem um profundo espaço de gesso branco, colocado na diagonal em frente a uma enorme janela de vidro. Este espaço branco age como uma varanda grande e generosa. Movendo através da varanda, somos direcionados para a parte traseira, ainda no exterior, através da fachada Neoclássica, que agora forma a fachada traseira a esta primeira parte da casa. Ao entrar no segundo volume, somos brindados com um espaço alto, cheio de luz onde se situa a cozinha, sala de jantar e áreas de estar, e, integrados no piso abaixo, dois quartos. Há um quarto virado para a parte traseira e uma grande sala de receção familiar no andar térreo. No interior, o betão preto é usado para os belos tetos, enquanto o mármore branco e a zebrawood dão ao interior um extraordinário senso de luxo.
ESPELHO PARA SI PRÓPRIO
A fachada Neoclássica foi mantida inalterada, com os dois volumes em torno desta fachada e internamente ligados no piso térreo por uma ponte em vidro e metal. Isso torna possível deslocar-se entre o interior e o exterior através de um pátio interior com jardim. A fachada de vidro reflete agora a fachada original, segurando um espelho para si de uma forma engraçada. É uma solução espacialmente inteligente e complexa para um local muito difícil, e a separação da casa em dois volumes permite que uma grande quantidade de vidro seja utilizada, utilizando na totalidade a solução Reynaers CW 50-SC com acabamento a preto para as janelas e a solução CS 77 para as portas. O perfil de ventilação das portas foi sujeito a alteração para permitir que o vidro fosse colado na superfície, tornando-se um perfil sem caixilho da perspectiva exterior, inundando a casa com a luz, e dando a toda a casa uma aparência extremamente limpa e sofisticada. O instalador da fachada e o construtor já trabalharam juntos no passado, permitindo um grande nível de cooperação entre eles e entendimento do edifício. Esta cooperação transmite - a casa na parte traseira agora é tão grandiosa quanto a casa na frente do imóvel.
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Arquiteto
- Lorcan O'Herlihy Architects
- ODOS architects
Instalador
- Eden Aluminium Ltd.
Fotógrafo
- Enda Cavanagh
Outros parceiros
- Oikos Builders (General contractors)
- Emmett Scanlon (Authors)