A3 Advanced Architecture Apartments
A forma segue a função
A3 é fruto de um trabalho de equipa: do cliente ao arquiteto e do engenheiro ao fabricante. Desde o início, o cliente tinha uma visão clara do edifício, incluindo a criação de espaços octogonais arejados e espaçosos. “A criação do A3 flui de dentro para fora, o design segue rigorosamente a função, tal como é preconizado pelo estúdio no que respeita a edifícios residenciais. A função rigorosa está em total conformidade com o programa definido pelo investidor”, explicam os arquitetos.
No total, o prédio tem 100 metros de comprimento e 17 andares. O comprimento é dividido em cinco blocos, cada um com a sua própria entrada e circulação vertical. Os dois primeiros blocos (A & B) contemplam dois apartamentos em cada piso, enquanto que os restantes blocos (V, G e D) têm três apartamentos em cada piso. A reduzido número de apartamentos por piso foi pensada com o objetivo de enaltecer a sensação de luxoe a privacidade dos habitantes. Ao todo, são 158 apartamentos que compõem o empreendimento A3.
Os desafios
Atingindo a área máxima construída, o resultado é uma aparência imponente através de uma extensa fachada de 110 metros de comprimento para cada edifício. Para atenuar um impacto visual agressivo, todos os cantos foram suavizados e arredondados. Além disso, as formas ovais curvilíneas funcionam como escudos acústicos - um pormenor estrategicamente relevante quando estamos a falar de uma zona urbana movimentada e ruidosa.
Estética, funcionalidade e durabilidade
Segundo Svetoslav Stanislavov da STARH Architects, estética, funcionalidade e durabilidade são os três elementos que definem a arquitetura do A3. “Apesar de garantir uma elegância duradoura, o vidro, o cimento e o aço utilizados na fachada, proporcionam longa vida e fácil manutenção,” diz Svetoslav.
Parceria bem-sucedida entre o Arquiteto e o Instalador
A escolha dos instaladores foi a chave para o sucesso do projeto, em especial com a fachada e com o vidro, que desempenham um papel muito importante no esquema arquitetónico. “O edifício está desenhado para ser de boa qualidade em todos os aspetos, incluindo os materiais utilizados,” diz Stanislavov. “Tendo isto em mente, escolher a Reynaers Aluminium com os sistemas CW 50 e CS 77, entre painéis de betão e fibrocimento e vidro, foi uma escolha lógica. Tivemos a oportunidade de visitar alguns dos projetos concluídos com os sistemas mencionados e, inclusivamente, foram-nos apresentados os seus instaladores. Os elementos das fachadas foram montados nas oficinas dos instaladores e entregues em perfeitas condições.” Stanislavov diz, “A cooperação com o instalador durante a fase do projeto é a chave para a instalação de alta qualidade, que é aliás o nosso principal objetivo: criar edifícios estéticos, funcionais e duradouros. Além do estrutural, do físico, o que é mais diferenciador no edifício é que este estimula a imaginação.”
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Fotógrafo
- 3inSpirit LTD.