- Alexander Sorin (JSC Studio 7)
Menorah Jewish Multifunctional Centre
O Menorah, situado na cidade ucraniana de Dnepropetrovsk, é um dos maiores centro multifuncionais do mundo. O complex de todo o edifício, que cobre uma area de 42.000 m2, pode ser visto como uma cidade dentro de outra. O edifício de 22 andares com as suas sete torres, destaca- se em altura sobre a Golden Rose Synagogue na rua Aleichem (Sholom Aleichema ), que é agora rodeada pelo centro multifuncional.
O presidente da câmara de Dnepropetrovsk, Ivan Kulichenko, assim como a arquiteta municipal, Julia Saenko, receberam o projeto com muito entusiasmo. Nas suas viagens, o presidente da câmara mostrou os esboços e desenhos, com muito orgulho, aos seus colegas internacionais, em particular ao seu colega de Jerusalém, Uri Lupolianski. O resultado foi um fortalecimento dos laços entre as duas cidades. Nas palavras de Julia Saenko, “é bom para a imagem da cidade, um passo em frente para a democracia, liberdade de crença e revitalização.” Tanto o presidente da câmara como a arquiteta enfatizaram que o complexo está destinado a servir a cidade inteira. O projeto Menorah, completo em 2012, foi realizado como parte de diversas atividades de construção que tomaram lugar nesse período. O campeonato de futebol EURO 2012, recebido pela Ucrânia, tendo como co- -anfitriã a Polónia, serviu como catalisador para a construção destes edifícios.
Multifunctional
O Menorah tem um grande número de funções e consegue acomodar mais de 10.000 visitantes, ou por volta de um quinto de toda a população judaica de Dnepropetrovsk. O primeiro andar abriga um centro comercial com diferentes lojas que vendem comida kosher, restaurantes kosher, cafés, um cybercafé e uma livraria. Os andares superiores possuem várias áreas dedicadas à educação e instalações especiais para crianças, mulheres e cidadãos seniores. O complexo também abriga um hotel. Um lugar especial é ocupado pelo Memorial Judeu e o Museu do Holocausto da Ucrânia, realizado em cooperação com o instituto Israeli Yad Vashem. O museu abriga uma coleção muito especial de arte moderna judaica, bem como uma area reservada para exibições focadas na vida judaica moderna. Há também espaço disponível para exibições temporárias. O museu e a coleção são suportados financeiramente por Igor Kolomoysky que, como Gennady Bogolyubov, é um Private Group Partner. Ao arquiteto, Alexander Sorin, foi dada uma grande liberdade pelo cliente em relação ao design. Igor Kolomoisky, presidente da Comunidade Judeus Unidos da Ucrânia, bem como Gennady Bogolyubov, president da Comunidade Judaica em Dnepropetrovsk, explicaram: “Nós demos ao arquiteto liberdade na conceção de um centro da comunidade judaica bastante grande.” Ao fazê-lo, Sorin foi assistido por Gennady Axelrod, responsável pelo conceito e gestor do edifício.
Sete torres
O arquiteto baseou o seu design em sete torres robustas que rodeiam o neoclássico e histórico Golden Rose Synagogue com colunas e um tímpano na fachada frontal. Estas sete torres simbolizam o menorah. Este candelabro com ramificações para sete velas é um símbolo antigo da nação judaica e simboliza o arbusto ardent visto por Moisés no monte Sinai. As torres aparentam crescer sobre os degraus, três destes degraus vindos da rua Aleichem e três da rua Demian Bedny. Duas torres têm sete andares, duas têm doze andares e duas têm dezassete andares. Todas convergem na torre mais alta, uma torre com vinte e dois andares e 77 metros de altura. Uma estrutura semelhante a um pavilhão está situada no terraço de todas as sete torres. Além disso, o Menorah Hall pode acomodar 1500 visitantes para vários eventos. Um complexo tão grande como o centro Menorah possui pesadas infraestruturas internas, bem como um estacionamento subterrâneo e um sistema de comunicação especial, por cabo. O sistema de fachada Reynaers CW 50 HA com acessórios ocultos foi usado na sua fachada.
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Arquiteto
- Alexander Sorin (JSC Studio 7)
Instalador
- Sfera Plus
Fotógrafo
- Pavel Kolotenko
Outros parceiros
- Gennady Bogolyubov, Igor Kolomoysky, Private Group (Investors)
- Rubicon Trading LCC (General contractors)
- Oene Dijk (Authors)