Centro Escolar Zuidas
Robusto e funcional: Assim é o Centro Escolar Zuidas em Amesterdão
O centro escolar Zuidas acolhe uma escola primária, uma creche e atividades de tempos livres, nomeadamente desportivas. Fact Architects e Hund Falk Architecten uniram luz e espaço numa escola com um coração vibrante. Um estrutura aberta de madeira com molduras de aço foi colocada frente às robustas paredes externas com grandes janelas em alumínio.
Construção por fases
O edfício foi construido por fases, com uma das suas secções a ser movida no espaço. O arquiteto Floris Hund explica porquê: ‘Em 2014, havia uma necessidade urgente de uma escola em Zuidas. A única localização possível não estaria disponível antes de 2015. A construção faseada e a subsequente mudança para o novo espaço era economicamente mais viável que instalações temporárias. Mas o mais gratificante foi saber que assim as crianças poderiam usufruir desde o ínicio de um excelente espaço.
A primeira fase erguida por detrás de um pavilhão desportivo existente que veio mais tarde a ser demolido. A segunda fase só avançou após as demolições. A primeira secção do edificio foi então movida cerca de 30 mt e parece totalmente integrada na segunda. Ambas as secções do edifício consistem maioritariamente de componentes pré-fabricados instalados no local num curto período de tempo. "Se o número de crianças continuar a crescer como esperado, um nível extra será adicionado ainda em 2017", espera Peer Glandorff, que co-desenhou a escola com Hund.
Layout simples
No Centro Escolar Zuidas crianças dos 0 aos 12 aprendem e brincam entre as 7:30 e as 18:30. O sistema de ensino assente na formação contínua foi explicado aos arquitectos para o que fizessem refletir no design do edifício. ‘Desenhamos este edifício para que crianças de diferentes idades pudessem conviver de forma natural e espontânea. Por exemplo, a zona central, extremamente ampla, pode funcionar como sala plenária e zona de brincar. É um espaço para todas as idades. Uma arquibancada, funciona como escadas que ligam ao nível suprior, onde funciona a biblioteca. Paredes em vidro e o open space com cobertura envidraçada enchem o espaço de luz natural.
Adicionalmente, o layout é muito funcional. Existem quatro clusters para sala de aula organizados em função de intervalos de idade. As atividades de tempos livres funcionam entre as salas de aula, em áreas muito espaçosas. ‘O layout e a sua ligação aos espaços exteriores, tornam esta escola inspiradora para crianças e professores trabalharem, aprenderem e brincarem.'
O ginásio no último piso também é usado por outras escolas e clubes desportivos. Acessível por escadas e elevador, cujo acesso pode ser vedado a partir do interior da escola.
A envolvente do primeiro piso é praticamente toda em vidro. As áreas de grupo e o ginásio dos pisos superiores têm as janelas com dimensões generosas. A maior, no ginásio, tem 3.6 por 5 m.
Fachada robusta
Madeira, alumínio brilhante e janelas grandes caracterizam o exterior do edifício. Em função das salas envolvidas e da orientação solar, instalaram-se painéis de vidro ou chapa de alumínio.
Glandorff refere: ‘A envolvente do primeiro piso é praticamente toda em vidro. As áreas de grupo e o ginásio dos pisos superiores têm janelas com dimensões generosas. A maior, no ginásio, tem 3.6 por 5 m.’ Um perfil slimline da Reynaers foi selecionado. O tratamento anodizado resulta muito bem com a madeira e com o aço. A resistência ao som, numa área muito movimentada, foi também um factor decisivo. Por último o preço... tinhamos de entregar o projeto dentro do budget. D'n Boeij Aluminiumbouw foi o instalador contratado.
No curto vídeo abaixo, os arquitetos do atelier Fact Architects e Hund Falk Architecten falam sobre o design deste centro escolar.
Áreas exteriores que convidam à aventura
De todas as laterais do edifício se contempla a variedade de espaços exteriores que circundam o edificio. Glandorff refere: ‘Áreas para brincar ao natural estão lado a lado com as salas de aula e zonas de grupo. Temos uma zona de escada com vasos embutidos para fazerem jardins.' Outras áreas exteriores incluem jardins naturais com árvores para treparem, cascata de água, uma pequena praia, parque desportivo, etc. desenhados pelo Departmento de Planeamento e Sustentabilidade do Município de Amesterdão.
Conforto interior
O acabamento no interior é uniforme, com pavimento acústico em cinza claro em toda a escola. As paredes são revestidas por um patchwork de pranchas de madeira produzidas a partir de diferentes tipos de madeira.
No primeiro piso janelas do chão ao tecto para uma fusão máxima do interior com o exterior. Cada grupo tem uma porta de acesso à sua área reservada no exterior. Hund refere: ‘Entre os pilares diretamente atrás do vidro criámos mesas de trabalhos e assentos. Desta forma, as crianças têm uma vista direta do exterior. '
As salas de aula e o ginásio têm o pé direito máximo possível. Todos os cabos foram ocultados nas zonas de rebaixamento do tecto.
As janelas por detrás das grelhas de madeira podem ser abertas e o conjunto tornou possível alcançar um enorme conforto interior. A escola tem a categoria B do standart 'Clean Schools' e alcançou a categoria A, a mais alta possível, na qualidade do ar interior.
Sistemas Reynaers utilizados
- CS 38-SL
Parceiros envolvidos
Instalador
- Aluminiumbouw d’n Boeij