Pivexin Technology Headquarter
Uma fachada holística para um edifício complexo
Projetado pelo MUS ARCHITECTS, a sede corporativa da Pivexin Technology localizada em Babice - perto de Racibórz na Polónia, é um simples, coerente e magnífico complexo criado a partir da combinação entre diferentes escalas e funções. O ponto fulcral do conceito deste projeto é uma fachada escura que faz uso estratégico de superfícies sólidas em contraponto com superfícies envidraçadas. No entanto, no interior, o edifício transborda luz natural.
Duas usabilidades distintas numa só forma cubóide
Como sede corporativa da Pivexin Technology, este projeto tem múltiplas áreas funcionais destinadas aos diferentes departamentos da empresa. Inclui um edifício de escritórios com área social, bem como um armazém. Marcante na paisagem, o edifício é percetível a partir da movimentada Rua Gliwicka e tornou-se um ponto de referência na zona.
Forma urbana e esquema arquitetónico
A área dedicada aos escritórios ocupa a parte frontal do edifício e é diretamente acessível a partir do estacionamento principal. A entrada e a receção dão as boas vindas aos visitantes. Graças a um grande rasgo no tecto, o lobbie é um espetacular open space iluninado por uma clarabóia na cobertura. É a partir dele que que se acede à sala de conferências e a espaçosos escritórios.
Entre os escritórios e a parte industrial do edifício, encontram-se as áreas sociais e técnicas de apoio ao armazém. As seções de stock e produção são também um open space. A área está dividida em duas secções: fabrico e armazenamento vertical.
Tanto o edifício de escritórios como o armazém são acessíveis do lado Oeste, ou seja, a partir da parte central da área de implantação.
Fachada como elemento unificador
Enquanto elemento de união, a superfície exterior do cubo é preta. No entanto, os dois blocos funcionais – escritórios e armazém – são visualmente distintos. A fachada dos escritórios é maioritariamente composta por vidro, aberta e tridimensional. Possui pilastras verticais e cornijas horizontais que dão ênfase à parte frontal do edifício. Contrastando, a elevação que constitui o bloco de armazém é fechada, simples e modesta, dando corpo ao carácter industrial e à função a que se destina esta área do edifício.
Uma solução feita à medida
Uma abordagem única ao design interior exigiu uma solução à medida. A mais evidente é um perfil Reynaers Aluminium que fora modificado para anular anecessidade de montantes verticais. Esta alteração foi ao encontro de um requisito primordial do projeto: dotar o interior dos escritórios de grandes quantidades de luz natural. Ao mesmo tempo, o sistema de alumínio utilizado permite atingir um nível isolamento térmico muito além do exigido. Esta solução foi crucial para preencher todos os requisitos do projeto, especialmente nas áeras de difícil acesso, onde não havia grande margem de manobra para proceder à instalação. Outro desafio foi a prescrição de vidro laminado de 20mm. Dado o seu peso, foi necessária uma grua para levantar todos os elementos durante a instalação no interior do edifício.
Abordagem holística
Com uma fachada unificadora feita à medida, a sede da Pivexin Technology afirma-se como uma solução holística para o desafio de conectar dois espaços de trabalho muito diferentes entre si e potencialmente díspares. O resultado é um organismo complexo, com um design funcional e coerente.