Martis Camp
Massy Medhipour, empreendora em série, quis criar um retiro familiar multigeracional no seio da comunidade privada de luxo Martis Camp no Lago Tahoe, Califórnia, convidando o lendário arquiteto Peter Q. Bohlin para ajudar a realizar a sua visão.
Bohlin, descreve-se como sendo "um modernista por formação, mas um humanista por prática" é o diretor fundador de Bohlin Cywinski Jackson, uma prática conhecida por enfatizar a relação entre a estrutura construída e o ambiente circundante. O seu trabalho é orientado pela investigação da natureza das pessoas e da sua interação com o mundo natural. Medhipour queria que a casa trabalhasse em conjunto com o ambiente como uma entidade sem costura, como se fizesse parte da própria paisagem. Tal como Bohlin Cywinski Jackson, a Medhipour trouxe para a Wisemen Group Interior Design a colaboração nos interiores. O Wisemen Group é especializado em projetos que refletem a atenção à história local e aos motivos indígenas, bem como às características arquitetónicas existentes e aos requisitos do local. Com várias outras propriedades Martis Camp no seu portfólio de design, a WGID estava familiarizada com os atributos ecológicos da região e foi capaz de os incorporar organicamente em todos os interiores.
A residência oferece vistas panorâmicas do Pacific Crest Trail que o projeto do arquiteto priorizou através do uso extensivo do chão ao tecto das paredes/janelas de vidro, juntamente com uma cuidadosa orientação do local.
A fuga da montanha é delineada em três espaços íntimos distintos para Medhipour e para cada um dos seus dois filhos adultos e respetivas famílias, juntamente com uma área central de convivência comunitária para socializar, relaxar e fazer recordações. A área comum começa com um pavilhão de entrada em vidro fechado que conduz a uma escadaria coberta por uma claraboia que une os três níveis.
A matriarca da família Medhipour tem uma suíte privada sobre a grande sala, e os seus filhos e netos ocupam as duas alas a leste e a sul. A propriedade está virada para oeste, com a fachada tardoz virada para as propriedades vizinhas ao longo da estrada de acesso leste sempre verdejante, maximizando a privacidade e oferecendo uma sensação de reclusão enquanto ainda está funcionalmente integrada na micro comunidade. A parte de trás da casa é projetada por uma fachada de elementos de cedro sobrepostos, alguns sólidos e alguns ripados, criando jogos de luz e sombra em relação às árvores circundantes e queda de neve e também em relação aos espaços interiores.
A ala familiar do filho de Medhipour compreende o volume sul da casa e está envolvida em revestimento cinza, tal como a ala familiar da filha situada na extremidade norte. A grande área central comum é definida por uma estrutura de dupla face em estrutura de aço de ripas de cedro carmesim manchadas. Esta impressionante explosão de cor no meio dos tons de terra do resto da propriedade e da sua paisagem montanhosa circundante evoca uma vibrante explosão de energia que se eleva da terra para infundir vitalidade natural e orgânica à casa.
A parede de ripas estende-se desde a crista coberta de neve até à própria casa, transformando-se numa parede de dupla face no corredor de entrada e representando o coração vermelho pulsante da grande sala, sendo depois tecida para criar um lado da escadaria central de três andares, a principal artéria de circulação da casa. A parede conduz a uma ponte delicada através da entrada e para a suíte principal do quarto principal revestida a cobre da Medhipour.
A fachada oeste é quase inteiramente de vidro, incluindo muitas janelas do chão ao teto. A utilização do vidro foi feita não só para maximizar as vistas e criar linhas de visão inesperadas em ângulos diferentes, mas também para eliminar os limites entre o exterior e o interior. Os designers queriam que as vistas e os espaços fossem inesperados, para que a residência, como um todo, se assemelhasse a 'origami desdobrado'. Para criar esta sensação de descontração, a equipa de design recrutou especialistas em alumínio da Reynaers Aluminium.
A Reynaers Aluminium desenvolveu soluções únicas para instalação de vidro com os seus sistemas de portas e janelas de correr que permitem perfis ultra-finos para criar linhas limpas, design elegante, e largura máxima ininterrupta da linha de visão. Estas soluções utilizam materiais duráveis para resolver desafios arquitetónicos sem comprometer a aparência, funcionalidade ou métricas de desempenho. A residência apresenta extensas janelas de parede ao tecto, bem como portas de correr para terraços e pátios exteriores que permitem as melhores vistas sem fazer cedências, mantendo os habitantes frescos no Verão e quentes no Inverno através de desempenhos de conforto superior.
Como espaço central de reunião, a grande sala apresenta uma ilha de cozinha que pode acomodar doze pessoas e uma área de jantar que acomoda vinte, tudo emoldurado contra vistas de vale arrebatadoras como se estivesse a jantar ao ar livre. O tema da fusão com a natureza estende-se à casa através da utilização extensiva de materiais naturais ao longo de todo o projeto, tais como pavimentos em ardósia e pinho, painéis de teto e de parede Douglas-fir, e armários personalizados Douglas-fir. Para além do efeito carmesim da parede, outros apontamentos internos de cor incluem uma coluna de aço azul profundo que parece segurar a cobertura (na verdade a suite de Medhipour) revestida com painéis de cobre verde gris. O verde gris capta os muitos tons de verdes expressos na folhagem exterior e a coluna azul evoca o azul do céu noturno salpicado de estrelas, bem como as águas do lago Tahoe, nas proximidades. A cor é também utilizada em algumas paredes de casas de banho.
O motivo vermelho da parede é apanhado em fios subtis ao longo da decoração, tais como calhas vermelhas nos beliches das crianças e salpicos de cor nos tapetes. No entanto, na sua maioria, a paleta de cores interiores corresponde à oferecida pela paisagem, trazendo o exterior para a própria casa à medida que as grandes paredes de vidro dissolvem os limites entre o exterior e o interior, entre a estrutura construída e a estrutura geográfica. Mesas de metal e pedra de lava e mobiliário personalizado de tonalidade neutra dão caráter á casa. Um tapete de pele de vaca de 16 peles estende-se ao pé da lareira da grande sala, ela própria encerrada em betão tábua tawny de cor castanha.
No andar superior, a luxuosa suíte principal de Mehdipour inclui quartos de dormir e de estar, casa de banho e um terraço contíguo completo com banheira de hidromassagem. Uma cabeceira de cama de couro personalizada e poltronas acolhedoras são estofados em tons verdes suaves alinhados com os folhos de revestimento do painel verde gris que emolduram a parede da janela do quarto de um só painel que dão a sensação de viver entre as copas das árvores. Este é o elemento de design preferido da Medhipour. Nas suas palavras: "Olhamos para isto e é apenas magia - o quarto principal tem uma parede inteira de vidro. A moldura é tão elegante e fina que simplesmente desaparece...".
OLHA-SE PARA ISTO E É APENAS MAGIA - O QUARTO PRINCIPAL TEM UMA PAREDE DE VIDRO INTEIRA. A MOLDURA É TÃO ELEGANTE E FINA QUE SIMPLESMENTE DESAPARECE
A casa consegue ser tanto um retiro íntimo como parte de um ecossistema vivo e movimentado; ser ao mesmo tempo surpreendentemente moderna e também elegantemente rústica; e funcionar como uma residência contemporânea com as últimas novidades em conforto, segurança e comodidades de estilo de vida que compreendem os programas multigeracionais das diferentes secções, ao mesmo tempo que está fundamentalmente ancorada em antigos padrões geográficos e ecológicos e dissolvendo distinções entre o ambiente natural e construído.
Sistemas Reynaers utilizados
- ConceptPatio 155
- Mosquito
Parceiros envolvidos
Instalador
- Reynaers INC.