Îlot Est - Versailles
Orgulhosos da gestão ecológica dos seus parques e jardins, Versalhes quer encarnar a cidade verde do século XXI. Como parte da requalificação urbana de Versalhes-Chantiers, o arquiteto Christian de Portzamparc idealizou uma "ilha" com um jardim no centro em frente à estação. As fachadas estão de acordo com a "linguagem arquitetónica de Versalhes" e recorrem à perícia da Reynaers Aluminium. Aqui está a história desta aventura urbana.
Assim, a base do edifício Unibail, que é amplamente envidraçada no rés-do-chão, é encimada por uma "fita perfurada, um corpo intermédio em dois níveis", para usar as palavras do arquiteto, que está alinhada com o nível da cornija superior da estação Versailles-Chantiers. Finalmente, um sótão envidraçado encimado por um telhado, marca o recorte do céu... Os perfis de alumínio Reynaers adaptaram-se a estas fachadas "à la versaillaise", preservando a vista e uniformidade das massas de alumínio visíveis em todas as diferentes fachadas, de acordo com os desejos do arquiteto.
Cerca de 6.750 m² de paredes cortinas utilizando a gama CW 50 e 1.850 m² de janelas de folha oculta TS68-HV. O sistema CW 86 equipa quase 480 m² de fachadas, o CD 68 cerca de trinta portas e o CD 50 uma dezena.
NESTA OBRA, JEAN-CHARLES PINEAU SUBLINHA "A COOPERAÇÃO COM AS OUTRAS ESPECIALIDADES FOI IMPORTANTE. A ADAPTAÇÃO AOS DIFERENTES REVESTIMENTOS DE FACHADA, ENTRE REVESTIMENTO, TERRACOTA E PAINÉIS COMPOSTOS, EXIGIU A CRIAÇÃO PELA REYNAERS ALUMINIUM DE 4 PERFIS ESPECÍFICOS DA GAMA TS 68-HV. UM DESAFIO BEM SUCEDIDO EM TODOS OS ASPECTOS, INCLUINDO O PLANEAMENTO..."