- OBR - Paolo Brescia
Milanofiori 2000
A área de Milanofiori Nord faz parte do projeto ‘Milanofiori 2000’, situado no município de Assago, a sudoeste de Milão e junto à autoestrada A7 que liga Milão a Liguria. Em 2003, o gabinete de arquitetura holandês EEA (Erick van Egeraat Associated Architects) iniciou a elaboração de um plano diretor com vista à construção de um conjunto heterogéneo de edifícios com áreas de serviços e escritórios, uma vasta zona comercial e uma divisão destinada a unidades residenciais. O estúdio genovês OBR desenhou as unidades residenciais, tentando ‘esculpir’ um espaço íntimo e com dimensão humana mais afastado da área comercial, oferecendo assim uma síntese entre arquitetura e paisagem,entre elementos naturais e artificiais.
A estrutura das unidades residenciais em forma de semicírculo estabelece uma fronteira e determina a presença do espaço verde fechado, aumentado assim o sentimento de pertença dos moradores e propondo simultaneamente um modelo de desenvolvimento urbano inovador e sustentável. O gabinete OBR utilizou dois sistemas Reynaers neste projeto: o CP 155 LS e uma solução à medida baseada no sistema de portas e janelas CS 77. A fachada voltada para o interior caracteriza-se por uma alternância de superfícies inclinadas que graças à forma cónica do edifício criam uma superfície simultaneamente contínua e irregular, um edifício com espaços residenciais com terraços alternados. O aspeto irregular do exterior é reforçado pela alteração constante da direção dos módulos de vidro das balaustradas, apoiadas por um sistema de montagem com contornos metálicos. O objetivo do desenho, com a sua fachada interna, é de proporcionar aos residentes uma sensação de comunidade com uma excelente vista dos espaços verdes comuns.
PRIVACIDADE
Outro elemento de diferenciação foi conseguido através do revestimento exterior da fachada que está virada para a Via Cascina Venina e que acompanha a rede rodoviária do projeto, proporcionando assim ao complexo um caráter mais privado e urbano. Diversos painéis deslizantes identificam cada unidade residencial e a sua respetiva varanda. O sistema de controle de luminosidade das residências pode ser parcial ou totalmente opaco. Desta forma, o lado urbano do edifício funciona como um filtro personalizado, enquanto a presença individual das unidades residenciais é enfatizada pela continuidade do revestimento do piso e dos elementos que separam as unidades.Este tratamento do exterior cria uma linha contínua de cor clara que se estende ao longo de toda a fachada. O tema das residências e da área que as confina não é desperdiçado na bidimensionalidade do revestimento, pelo contrário, ele envolve o edifício e a paisagem circundante, criando um espaço aberto onde a presença casual do mobiliário escuro escolhido pelos residentes se destaca.
CONTINUIDADE
Foi dada particular atenção à luz natural e ao posicionamento correto das superfícies transparentes. A construção tornase progressivamente mais estreita à medida que avançamos para o topo e permite assim uma iluminação natural perfeita em cada piso. De forma a conseguir uma continuidade entre elementos naturais e elementos criados pelo homem, foi criado um elemento de junção onde uma série dupla de elementos de vidro, alguns dos quais deslizantes, permite que o jardim em frente às residências do rés-do-chão seja transformado numa estufa privada.
O revestimento exterior constituído por vidro temperado com 10 mm de espessura prolonga-se por uma faixa superior com vedantes nas extremidades. A porta de vidro interna é enquadrada por alumínio cortado termicamente com vidro estratificado e câmaras de ar. Uma persiana de correr no teto suspenso regula a quantidade de luz. A caixa de ar do jardim de inverno reduz tanto quanto possível o nível de transmissão de calor de toda a parede de vidro. A OBR criou uma ‘ilha’ privada num plano diretor composto por diferentes objetos. Enquanto outros edifícios na zona destinada aos setores de serviços e comércio parecem formar um conjunto eclético de sistemas de revestimento, as residências do estúdio genovês apresentam duas soluções estudadas que combinam a qualidade de vida nas residências com a relação entre o espaço interior e o espaço exterior do projeto.
Project Solution
- 60 000 m² of building site
- 5639 m² of aluminium used
Park side (CP 155-LS 3-rail):
- 150 x CP 155-LS with different dimensions
- 7800 mm x 2800 mm 5 vent CP 155-LS 3-rail
- Special extrusion of 8 different profiles
Street side (CP 155-LS monorail):
- 197 different CP 155-LS monorail systems: 1 frame, 1 or 2 vents
- 5000 x 2800 mm
- Special extrusion of 3 different profiles
Tests:
- Length vent: 1500 mm
- Height vent: 2700 mm
- Uw: 1.85 W/m²K
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Arquiteto
- OBR - Paolo Brescia
Instalador
- C.N.S. Spa
Fotógrafo
- Photostudio Francesco Dell'Isola
Outros parceiros
- Ati - Marcora costruzioni Spa, Cile Spa (General contractors)