- Architecten Delobelle bvba
Elementary School 't Groen Drieske
Enquanto paradigma arquitetónico em termos de eficiência energética e sustentabilidade, este novo edifício que inclui jardim-de-infância e atividades de tempos livres em Ghent combina com a envolvente e com as instalações da escola, ao mesmo tempo que se destaca pelas cores vibrantes que enverga com criatividade. Desenhado por Delobelle Architects em colaboração com o Departamento de Projetos do município de Ghent, o projeto não só respeita como supera as rigorosas diretrizes administrativas da cidade no que respeita à eficiência energética e segurança pública.
Enfoque nas pessoas, espaço e ambiente
Sendo estes os três vetores primordiais do empreendimento, as crianças beneficiam de um edifício amigo do ambiente e psicologicamente positivo para a sua edução e desenvolvimento.
Arquitetonicamente, a sala de jogos polivalente desempenha um papel fundamental nas linhas do edifício, dotada de uma fachada de alumínio colorida e um grande toldo flutuante que cobre parte da área de lazer. Uma opção que veio criar uma transição da escola já existente para o parque de recreio situado no coração do projeto e do novo edifício, transformando-os num só complexo.
Alumínio invertido em Fachada
A traça arquitetónica mais arrojada do projeto é, sem dúvida, a fachada em alumínio colorida. Em termos de funcionalidade, esta característica dotou a escola de uma ilustre notoriedade na vizinhança. Os arquitetos Delobelle explicam que optaram por perfis de linhas horizontais para combinar com a envolvente e para providenciar uma escala acessível às crianças. Se tivessem optado por uma estrutura vertical, a altura do edifício teria demasiada ênfase, explicam os arquitetos.
Para garantir a força arquitetónica do projeto, o departamento de estudos técnicos da Reynaers Aluminium e o instalador de alumínios De Paepe tiveram que superar o desafio de montar as fachadas na horizontal, quando estas foram concebidas para serem instaladas na vertical. Para além desta instalação complexa e não convencional, os sistemas de drenagem padrão também foram adaptados à orientação horizontal. O resultado foi a criação da apelidada ‘Fachada Invertida’, pela Reynaers Aluminium - uma solução inovadora, tanto do ponto de vista arquitetónico como técnico.
Sistemas Reynaers utilizados
- CS 86-HI
- CP 50-HI
- CP 155 (-LS)
Parceiros envolvidos
Arquiteto
- Architecten Delobelle bvba
Fotógrafo
- Debbie De Brauwer