Quatuor Brussels: Sustainable Architecture
Onde outrora se situava o edifício Baudouin, em Bruxelas, agora brilha o Quatuor, um local de trabalho moderno com uma arquitetura impressionante. O edifício produz cerca de 30% da sua própria energia, tem um sistema de aproveitamento da água da chuva e cumpre a norma de Passive House. Isto, assim como a caixilharia em alumínio 100% reciclável da Reynaers Aluminium, conferiu ao projeto o selo BREEAM, um prestigiado certificado de construção sustentável, no nível " Excelente".
Para abdicar do ambiente sombrio do edifício anterior, os arquitetos optaram por formas um tanto lúdicas e, simultaneamente, ecológicas. Gilles Bollens, arquiteto sénior na Jaspers-Eyers Architects, explica: "A nossa ideia para o Quatuor era criar um edifício que redefinisse a cidade num certo ponto-chave. Para tal, optámos por um design arquitetónico suave, com grandes superfícies de vidro e sobretudo com materiais naturais. Tudo isto resultou num projeto excecional com um carácter convidativo".
Soluções à medida para enfrentar os desafios do projeto
Se considerarmos a dimensão de um projeto como o Quatuor, é natural que o nosso departamento de projetos tenha sido diretamente envolvido na assistência necessária ao desenrolar do projeto. A envolvente do edifício Quatuor consiste num sistema de fachada à medida, adaptada aos requisitos específicos do projeto. "A Reynaers Aluminium tem várias soluções padrão que podem ser alteradas de acordo com as necessidades de um determinado projeto. Juntos chegámos a uma solução que enfrentou os principais desafios desta fachada única", comenta Gilles Bollens.
As fachadas curvas, que mantêm o carácter elegante da arquitetura, constituíram um segundo desafio. Nota-se que o design dos edifícios Quatuor é muito mais complexo do que qualquer forma de um edifício linear. Os perfis minimalistas do sistema ConceptWall 50, que constituem a base do edifício, criam um contraste brilhante com os andares superiores que incluem as soluções ConceptWall 65-ElementFaçade e ConceptWall 86-ElementFaçade. Ambos os sistemas conferem ao Quatuor o seu look icónico moderno, enquanto oferecem um ótimo isolamento.
O que nos leva ao terceiro desafio na fase de conceção: o valor de Ucw exigido de 0,6 W/m²K. A Reynaers Aluminium ajudou o edifício Quatuor a atingir este exigente valor de U, com perfis de alumínio de alto desempenho, vedantes e barretes isolantes minuciosamente concebidos.
Visualização de ideias com a realidade virtual
Com um projeto do tamanho do Quatuor, há sempre alguns desafios a enfrentar. No entanto, mitigámos os riscos tanto quanto possível, criando primeiro o projeto em 3D para que fosse visitado em Avalon, a nossa sala de Realidade Virtual.
Esta ferramenta de Realidade Virtual imersiva permite aos arquitetos andar pela sua projeção e obter imediatamente uma visão clara do impacto das suas escolhas sobre o design do edifício. As decisões são imediatamente testadas quanto à viabilidade prática e os problemas técnicos tornam-se claros mesmo para os intervenientes não especializados. Isto resulta em enormes reduções de tempo e de custos.
No caso do Quatuor, as partes interessadas puderam comparar as escolhas de cor, discutir opções estéticas e assegurar a instalação do revestimento do edifício, na nossa sala Avalon, no Reynaers Campus. A ideia original de rebaixar os pisos e as suas dependências técnicas foi, também, algo que precisou de ser revisto em Avalon.
"Depois de concluída a fase de construção, ficámos muito satisfeitos com o resultado final que não teria sido alcançado sem a colaboração de todos os parceiros".
Preparação técnica extensiva
O Centro Tecnológico da Reynaers Aluminium, situado na nossa sede na Bélgica, é um dos maiores centros de testes privados de janelas, portas e fachadas na Europa. Aqui testamos grandes sistemas de fachadas para grandes projetos de todo o mundo, tais como o Quatuor.
A fachada do Quatuor foi exaustivamente testada para satisfazer todos os requisitos pré-definidos:
- para estanquidade ao ar, atingiu o nível de pressão requerido de 600 Pa;
- para estanquidade à água, o limite foi de 900 Pa;
- a fachada foi testada com sucesso na resistência ao vento aproximadamente a 1800 Pa;
- e resiste a cargas de vento de segurança até 2700 Pa.
Além dos testes ar-vento-água, também verificámos o desempenho acústico da fachada. E com uma redução do ruído de 43 dB, cumpriu perfeitamente as especificações do projeto. Nada foi deixado ao acaso.
Sistemas Reynaers utilizados
- ConceptWall 50
- ConceptWall 86
- CW 86 Standard
- CW 86-EF
Parceiros envolvidos
Instalador
- Nasakoma (Okyanus Group)
Fotógrafo
- Philippe Piraux
Outros parceiros
- Besix (General contractors)
- Befimmo (Investors)