ArtGen
DINÂMICA ENCONTRA SIMPLICIDADE
O distrito de Holešovice de Praga, situado numa península num meandro do rio Vltava, mudou drasticamente desde o século passado. O antigo bairro da classe operária tornou-se o centro administrativo e cultural de Praga. Dentro do urbanismo regular desta zona agora encontramos várias realizações arquitetónicas que foram desenvolvidas durante os últimos vinte anos, incluindo o prestigioso centro de arte, o DOX, bem como a reconstrução de um antigo complexo de cervejarias transformado em escritórios. O último projeto concluído é o monumental centro administrativo ArtGen, um local de trabalho, arte e lazer.
O ArtGen, desenvolvido pela PPF Real Estate, encontrou seu lugar no espaço subdesenvolvido no Argentinská Boulevard, muito próximo do mercado de Holešovice. O complexo de escritórios oferece 23.000 m2 de unidades arrendáveis e consiste em dois edifícios separados - o geométricamente disciplinado 'Gen' - três blocos de seis andares conectados em uma estrutura – e o dinâmico 'Art' de nove andares que separa o trânsito movimentado da Rua Argentinská da zona residencial mais calma atrás do complexo. Entre estes dois componentes, foi criado um quadrado verde que dá ao local novas qualidades urbanas. "Concebemos o ArtGen como um espaço urbano que está constantemente vivo. Queríamos que o edifício fosse único, pessoal e otimista. É por isso que foi criado muito espaço para simplesmente ler um livro ou conversar com os colegas."
Obra
A PPF Real Estate pediu aos arquitetos da CMC, atualmente uma das maiores e mais ativas empresas de arquitetura na Republica Checa, um edifício administrativo aberto e flexível, que atrairá clientes sofisticados devido à sua localização vantajosa, espírito livre e ao conceito artístico do edifício. O projeto também exibe várias obras de arte tanto fora como dentro do edifício, incluindo a arte dos prolíficos artistas checos Jakub Berdych, Jan Uldrych e Jan Novotný. "Desde o início, a nossa filosofia foi trazer a arte para os espaços de escritório. Nesta zona de Praga interligamos a arte, arquitetura moderna e uma abordagem intemporal, combinada com excelente acesso ao centro da cidade. A arte acompanha todas as comunicações relacionadas com o ArtGen e também faz parte do projeto arquitetónico de ambos os edifícios", explica Michal Dostál, gestor de marketing da PPF Real Estate. "Situada nesta emocionante parte de Praga, a estratégia urbana do local era clara: morfologia excecional num edifício escultural, em forma de torre, combinada com uma estrutura de bloco menor que assimilava a escala do bairro", diz o arquiteto da CMC, David Chisholm, que fundou CMC com o colega Vít Máslo.
O edifício ‘Art’ domina o projeto. Os arquitetos imprimiram na fachada do edifício uma aparência expressiva e dinâmica em vidro e aço. Parecendo quase como se a fachada estática do edifício se move, como se houvesse uma transformação da arquitetura para um estado de emulsão líquida. Esta forma dinâmica foi conseguida através da utilização de perfis de aço colocados na direção diagonal da fachada, criando uma qualidade gráfica forte. A borda arredondada e o telhado inclinado do edifício ‘Art’ tornam-se notáveis e ressoam uma forma natural, orgânica que agora domina o horizonte desta zona de Holešovice.
O 'Gen' contrasta com a energia de movimento do 'Art' e foi concebido numa expressão mais racional e controlada
Expressão Racional
"O ‘Gen’ contrasta com a energia de movimento do ‘Art’ e foi concebido numa expressão mais racional e controlada, este fecha o bloco e assegura a borda da rua com os edifícios vizinhos. O edifício ‘Gen’ é inspirado pela simplicidade e premissa funcional de todo o bairro com a sua herança industrial", diz Chisholm.Os dois edifícios têm formas contrastantes, no entanto complementam-se mutuamente, especialmente com os seus esquemas de cor discreta. Entre eles existe uma área verde aberta e bastante arejada, que equilibra os volumes arquitetónicos do ArtGen em relação à área circundante. Criando o local ideal para relaxamento e prazer. “A praça central tem um perímetro menor de ruas e ilhas verdes onde as pessoas podem encontrar refúgio ao meio-dia à sombra das árvores ou interagir com colegas de trabalho numa pausa à tarde", acrescenta o arquiteto. "O ArtGen utiliza uma variedade de tecnologias modernas e ecológicas - incluindo, por exemplo, as águas pluviais utilizadas para a descarga dos sanitários", acrescenta Dostál. "A prestigiosa certificação Leed Gold significa que o edifício ArtGen obtém os melhores resultados possíveis. Isto dá aos nossos clientes a certeza de que o edifício não é apenas ambientalmente amigável, mas também confirma a sua elevada qualidade", refere.
David Chisholm nasceu em 1960 nos Estados Unidos. Em 2003 fundou em conjunto com o arquiteto checo Vít Máslo (1964) o gabinete de arquitetura CMC Architects (Chisholm Maslo Company). Este estúdio internacional, com sede em Praga, está ligado a design ambiental, urbanismo e arquitetura. Realiza vários projetos mundialmente: além da República Checa, também na Alemanha, Montenegro, Romênia, EUA, Ucrânia e Vietnam. A equipa da CMC consiste de engenheiros, arquitetos e artistas que já colaboraram com empresas de renome tal como o Atelier Jean Nouvel, MVRDV, ARU P e Norman Foster. "A arquitetura é um modo de vida, uma filosofia de interação positiva com este mundo complexo, pessoas e lugares. Aspiramos a inspirar, deixando nos vestígios da nossa vida as energias e atmosferas criadas pelas nossas obras", diz Chisholm.
Sistemas Reynaers utilizados
- CS 86-HI
Parceiros envolvidos
Instalador
- Mechanika
Fotógrafo
- Marek Hrubý
Outros parceiros
- Syner (General contractors)
- Art Office Gallery (Investors)
- Adam Stech (Authors)