Zápádní město (city west)
Até há bem pouco tempo, na periferia de Praga apenas existiam campos, um antigo plano diretor e muitas expectativas para o futuro. Atualmente e no que diz respeito à parte ocidental, esta situação alterouse graças aos planos para o complexo de grande escala Západní město (City West). Este projeto desenvolvido por AH K architekti oferece uma imagem generosa para um novo e vasto distrito urbano com escritórios, zonas residenciais e zonas comerciais. A crise económica atingiu fortemente esta zona e atrasou o desenvolvimento da área. Até agora foram realizadas três partes, o chamado bairro britânico, com cerca de 300 apartamentos e o primeiro de uma série de bairros temáticos por países, a nova estação de metro – uma ligação vital com o centro de Praga – e a primeira parte da zona de escritórios, a qual já atraiu diversas multinacionais, como por exemplo a Siemens.
O complexo de edifícios de escritórios onde se situa a Siemens foi desenhado pelo mesmo gabinete de arquitetos responsável pelo plano diretor de toda a área. Este complexo consiste de uma estrutura alta visualmente muito atrativa, e de uma faixa de edifícios mais baixos circundados por espaços verdes. A torre é um ponto marcante de aspeto cristalino. Este símbolo, característico para toda a área, alberga a sede do Grupo Siemens na República Checa. Por detrás da sua dinâmica forma exterior, este edifício marcante dispõe de áreas muito racionais e de uma organização espacial eficiente. Uma passarela em vidro com três pisos liga esta torre aos escritórios situados no plano inferior. No complexo trabalham cerca de 1200 funcionários, os quais até agora tinham estado espalhados por seis locais diferentes em Praga, estando agora juntos num só complexo administrativo. Deixaram assim de ser necessárias as viagens constantes entre os diferentes locais, o que melhorou e intensificou o contacto entre as pessoas e os departamentos na companhia.
A utilização dos sistemas Reynaers foi muito importante quer para a imagem quer para o desempenho energético do complexo. Os espaços altos no piso térreo do edifício principal estavam inicialmente destinados para lojas e restaurantes, mas são agora escritórios espaçosos e luminosos da empresa, graças à utilização do sistema de fachada CW 50. Foi utilizado também outro sistema, o CS 86-HI, nos andares superiores da torre. Não foi necessário um tipo de isolamento acústico especial, uma vez que o efeito desejado foi conseguido em grande parte através da utilização de vidro isolante. A fachada em vidro e alumínio é emoldurada por robustos caixilhos horizontais em aço. Para melhorar o aspeto estético e o microclima, os arquitetos criaram construções salientes para plantação de glicínias trepadoras nos caixilhos. O edifício marcante e chamativo destaca-segraças ao contraste entre a sua forma pouco comum e os edifícios adjacentes, mais lineares em termos de design, e o parque circundante, que oferece não só um ambiente de trabalho agradável para os funcionários mas também um importante ponto de cristalização para Západní město.
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Instalador
- Skanska Technologie
Fotógrafo
- Filip Slapal
Outros parceiros
- Divize Pozemní stavitelství - závod Čechy (General contractors)
- Skanska S.A. (General contractors)
- N.J.B. real a.s. (Investors)
- Vendula Hnídková (Authors)