Krkonoše Mts. environment education centre
PAISAGEM EXPERIMENTAL
O novo edifício do Centro de Educação Ambiental em Vrchlabí representa uma visão moderna da ciência e da sua conexão com o público geral. O projeto foi iniciado pela administração do Parque Nacional com o objetivo de abrir debates profissionais para os visitantes do parque público e envolvê-los na proteção e exploração da natureza.
"Desde o início, o principal objetivo do projeto era ligar o edifício com o caráter natural da sua localização. O edifício deve ser apresentado como um exemplo de como construir numa área natural protegida ", diz o arquiteto Petr Hájek sobre o seu mais recente projeto experimental. "Tivemos plena confiança do diretor do Parque Nacional Jan Hřebečka, que queria dar uma nova abordagem contemporânea para a proteção da natureza através da conceção do edifício", diz Petr Hájek.
Ele tem uma abordagem individual para cada um dos seus projetos, analisando o contexto "Tivemos margem para conceção de um projeto experimental. Queríamos demonstrar como as pessoas se devem comportar em relação à natureza”. O resultado é um projeto topográfico único. É uma ferramenta na descoberta da natureza local. Petr Hájek descreve o projeto com as seguintes palavras: "A ideia central do projeto é a imagem de um edifício que é em si, uma ferramenta para o estudo e compreensão da topografia das Montanhas Krkonoše. O centro foi concebido como um híbrido entre o edifício e a paisagem. A sua geometria é baseada na geometria da serra Krkonoše. Cada inclinação e ângulo do telhado tem a sua contrapartida natural."
Como um prado da montanha
O próprio edifício assemelha-se a uma paisagem, e o telhado combina com a elegância do meio envolvente, apesar da sua geometria radical e abstrata. Parece um prado de montanha, a partir do qual os visitantes podem ver claramente e compreender a formação antiga da paisagem local. "Resolvemos muitas dificuldades durante a fase de design. Muitas partes do edifício foram feitas à medida para o projeto. Tivemos que criar um tipo especial de isolamento por causa do terreno muito húmido.” Um dos aspetos mais difíceis foi a conceção e construção da fachada envidraçada do edifício. Com a sua classificação à prova de fogo EI30, este vidro com 4,30 metros de altura foi desenvolvido exclusivamente pela Nevsimal com elementos do CW 50 da Reynaers e é único no mundo. "A outra característica marcante é o telhado de cimento geométrico que foi projetada para nós por Jaroslav Hulík", acrescenta. Dentro da estrutura, encontramos os espaços de aprendizagem, incluindo um grande auditório com a capacidade para 76 lugares, laboratórios, bibliotecas e salas de aula menores para trinta alunos. Todos os quartos são destinados para reuniões do mundo profissional e de público em geral, atividades científicas, simpósios e outras iniciativas. "Todo o mobiliário foi feito sem qualquer desperdício. As cadeiras e mesas foram feitas a partir de folhas soltas de madeira compensada, de corte a laser e com um processo de montagem simples ", diz Petr Hájek.
Grande sucesso
"Estou muito satisfeito com todo o projeto. Ele abre a discussão teórica sobre a abordagem de design topográfico na República Checa, bem como em outros lugares do mundo. Acho que o principal objetivo do projeto era trazer todas as especificações e características juntas num resultado compacto. Uma grande conquista é que todos os fornecedores especializados nas várias vertentes específicas trabalharam lado a lado, juntos. O resultado é um grande sucesso, não só pelo projeto em si, mas também pela perfeita comunicação entre todos os envolvidos. Novas relações de trabalho surgiram durante este maravilhoso projeto ", conclui Petr Hájek.
PETR HÁJEK ARCHITEKTI
Arquitecto Petr Hájek nasceu em Praga em 1970 e estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica Checa em Praga de 1988 até 1995. Em 1998 formou-se na Escola de Arquitetura da Academia de Belas Artes de Bratislava. Em 2009 fundou a empresa Petr Hájek Architekti (Cornelia Klien, Dominik Saitl e Petr Hájek) após a separação dos parceiros da HŠH Architekti (Petr Hájek, Jan Šépka, Tomáš Hradečný). Foi também fundador do Laboratório de Arquitetura Experimental e líder de projeto no estúdio da Academia de Belas Artes. "Encontra-se inspiração em todo o lado. Meu trabalho é influenciado pela natureza, ciência, música e até pelos contos de fada nos livros do meu filho", diz ele.
Parceiros envolvidos
Instalador
- Nevšímal a.s.
Fotógrafo
- Benedikt Markel
Outros parceiros
- Metrostav a.s., divize 9 (General contractors)
- Správa KRNAP (Investors)
- Adam Stech (Authors)