Pierres Vives
Será uma "árvore do conhecimento", um labirinto, ou uma nave espacial futurista? Ao longo dos anos, o edifício Pierres Vives em Montpellier, França, tem sido comparado a muitas formas diferentes. Uma coisa é certa: esta criação única da reconhecida arquiteta Zaha Hadid é tão espetacular quanto funcional. A sua solução de fachada inclinada e à medida da Reynaers Aluminium inspira tanto os colaboradores como os visitantes deste espaço.
Zaha Hadid Architects projetou o complexo Pierres Vives baseando-se numa árvore caída com 200 metros de comprimento sendo que os seus ramos estão a formar as entradas principais do edifício. Este edifício acolhe os escritórios da associação desportiva do departamento Hérault, assim como arquivos no andar inferior e uma biblioteca de media de última geração. As fachadas inclinadas deste "centro de conhecimento" irão hipnotizá-lo enquanto tenta descobrir o seu complexo puzzle 3D de betão e vidro.
E que quebra-cabeças: as fachadas extraordinárias são compostas por mais de mil enormes módulos pré-fabricados em betão, numa variedade de formas e tamanhos. O arquiteto do projeto, Stephane Hof, explica a sua complexidade: "Devido ao padrão complexo da fachada, precisávamos de uma solução específica para encaixar o betão curvo com o vidro. Felizmente, a Reynaers Aluminium pôde fornecer-nos uma solução de fachada feita à medida".
Precisávamos de uma solução à medida para encaixar o betão curvo com o vidro. Felizmente, a Reynaers Aluminium conseguiu.
Uma fachada fascinante
Nós fizemos as contas para que não precisasse de as fazer. São 14.000 metros quadrados de soluções em alumínio que cobrem a fachada envolvente, passando por três andares. Alguns dispostos verticalmente, outros com um ângulo com cerca de 36 graus. Para enfrentar este desafio, criámos uma solução específica para este projeto com base no nosso sistema de renome: ConceptWall 50. A nossa equipa de projeto redesenhou a fachada altamente adaptável com um sistema de fixação oculto para o envidraçado, o que significa que “ConceptWall 50" pode ser instalado em encostas, tal como apresentado no desenho de Pierres Vives.
Tivemos de inclinar algumas curvas manualmente para moldar a fachada inclinada. Mas, no fim, o puzzle encaixou.
Certamente, esta “árvore do conhecimento” ainda não partilhou toda a sua sabedoria. Por isso, sempre que estiver no Sul de França, não deixe de visitar o centro Pierres Vives em Montpellier. Observe a sua fachada fascinante de vidro e betão, fornecida pela Reynaers Aluminium e inspire-se.
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Instalador
- TOSONI LINO S.P.A.
Fotógrafo
- Hélène Binet
Outros parceiros
- Department de l'Herault (General contractors)