- Savytskyy Design
Park Art of Rest
O Park Art of Rest é um exemplo inspirador da renovação de um edifício típico da era soviética. O complexo rapidamente se tornou uma pérola da cidade, graças ao projeto incomum de jovens arquitetos ucranianos e ao conhecimento e coragem de toda a equipa, que procurava soluções para tarefas complexas.
PARK Art of Rest está localizado no edifício de um cinema antigo, localizado na zona do parque da cidade de Lviv. Foi construído nos anos 60 como elemento da exposição agrícola, durante a qual se procedeu a uma reabilitação profunda da área do parque. O edifício foi semidestruído, abandonado e apresentava vestígios de reorganizações pontuais. Tentaram várias renovações mas nenhuma foi eficaz até que o gabinete de arquitetura Savytskyy Design fosse encarregado de fazer dele um centro de entretenimento. A ideia dos arquitetos era que a função não deveria ser apenas lúdica, mas também cultural. Assim, convenceram o cliente a introduzir uma função cultural e pública no empreendimento para que a área do evento fosse harmoniosamente ligado com o restaurante e com os terraços abertos. Sem alterar o volume da estrutura em si (uma vez que existem restrições na área do parque), os arquitetos decidiram que não iriam construir nem expandir a construção existente. Em vez disso, aumentaram a área, dividindo o edifício em duas partes horizontais: o andar inferior tornou-se um restaurante de cozinha ucraniana europeia, que também pode ser transformado para eventos musicais. O segundo andar tornou-se o salão de eventos, que pode ser utilizado para conferências, eventos de caridade, etc. O edifício foi construído em tijolo e necessitava de um reforço sólido das estruturas, porque as nascentes subterrâneas, que enchem o lago junto a ele, correm por baixo do edifício.
O princípio básico desta reconstrução foi preservar o valor histórico do edifício e conceber uma solução tridimensional que, segundo os arquitetos, foi harmoniosamente encaixada no local. No projeto de arquitetura foram escolhidos materiais naturais e de elevada qualidade, combinados com uma decoração minimalista, com o máximo de características naturais. Todos os elementos que podiam ser produzidos na Ucrânia foram - desde elementos decorativos a equipamentos de cozinha, quase 80% foram produzido na Ucrânia. E onde havia necessidade de utilizar elementos de alta tecnologia (grandes sistemas de correr, sistemas de drenagem, janelas, portas), os designers decidiram que estas deveriam ser as soluções de maior qualidade no mercado.
""Nas fachadas, usamos uma ardósia natural para homenagear a arquitetura tradicional. Optámos por uma obertura envidraçada foi porque queríamos dar mais luz ao interior. O edifício está localizado na área do parque e quisemos não só manter o valor histórico do edifício com a sua própria função cultural e de lazer, mas também integrá-lo ao máximo nos arredores do parque. Onde foi possível, adicionamos luz e potenciamos o usufruto da paisagem verdejante do parque repleto de árvores, colinas, canteiros de flores. Pelas janelas panorâmicas da cobertura, pode observar-se as copas das árvores, vivendo a sensação de estar numa estufa. Ao potenciar a iluminação natural ampliámos o espaço e criámos um efeito de ‘wow’, especialmente à noite, quando a lua e as estrelas são visíveis. Tivemos até a intenção de fazer uma cobertura totalmente envidraçada, mas as dificuldades tecnológicas com proteção solar, superaquecimento e ar condicionado pesaram na decisão. Acabámos por optar pelo que nos pareceu o melhor compromisso”- conta Marco Savitsky sobre o projeto..
Os sistemas Reynaers CW 50 HI, CS 77, CP 155 LS foram utilizados no design exterior e interior. Acima da entrada do complexo, foi criado uma varanda invisível, onde se pode desfrutar de um café. No primeiro andar - um conjunto de grandes janelas repete a linha de janelas do segundo andar. Doze janelas inclinadas verticais, que podem ser vistas no segundo andar, foram concebidas e executadas a partir do sistema Reynaers Aluminium CW 50 HI, o ângulo do telhado do edifício e o vidro é montado a -25 graus.
Marco Savitsky - Arquiteto
"Porquê decorar a sala, se a própria natureza a decorou com o ambiente? O nosso objetivo é fazer um grande sistema deslizante nos terraços para que possa ser utilizado tanto no Verão como no Inverno. Para isso, utilizámos os sistemas de alumínio Reynaers, a partir dos quais montamos o maior sistema de correr da Ucrânia de 4,3m (A) por 18,5m (L). Com esta solução, conseguimos combinar o espaço interior com o ambiente exterior numa única zona".
"Estamos satisfeitos por termos conseguido implementar o plano dos arquitetos e clientes, de realizar uma 'parede deslizante'. Utilizámos o sistema deslizante Reynaers Aluminium CP 155-LS, cujas dimensões totais são superiores a 18m de comprimento e 4m de altura" - diz o engenheiro de design da empresa MKS Facade. Eles trabalharam no projeto com enorme entusiasmo, foi interessante transformar a versão em papel, em realidade. "Não fizemos coberturas em vidro ou sistemas de correr dimensionais em escala e volume semelhantes. A execução e instalação eram complexas e, por isso, havia uma preocupação generalizada. Felizmente, tínhamos experiência na correta concretização das medidas, design e instalação, porque as janelas eram pesadas, os elementos chegavam aos 500 kg. A equipa trabalhou em conjunto com o arquiteto, projetistas e área produtiva. Estamos muito satisfeitos com o resultado e agora é extremamente agradável ouvir o feedback das pessoas, as palavras de gratidão e estamos muito felizes por termos tido a sorte de fazer parte da construção deste edifício histórico".
O SEGUNDO ANDAR DÁ UMA SENSAÇÃO DE LEVITAÇÃO, COMO NUM AVIÃO
O edifício manteve todo o esquema do projeto inicial do cinema existente que foi complementado nesta reabilitação. Este é sempre o princípio da empresa Savytskyy Design, que tenta não romper com o que existe, mas dar uma nova vida aos edifícios: Marco Savitsky é um defensor do princípio da reabilitação. Assim, o salão permaneceu como estava e foram feitas escadas no átrio agora iluminadas pela cobertura parcialmente envidraçada. O piso do restaurante com uma área lounge é escuro, não só para criar uma sala acolhedora, mas também para dar ênfase à natureza: quando se senta numa sala escura, o ambiente circundante através das enormes janelas é muito visível e dá a sensação de que não se vê nada além da natureza.
Segundo o Marco, o segundo andar foi tornado completamente branco propositadamente porque é uma sala multifunções. Há a sensação de que se está a elevar a sala escura e a chegar ao céu. Muitos visitantes dizem agora que chegaram às nuvens, onde tudo é branco e ensolarado.
Tentámos construir uma nova vida ao edifício, não eliminar.
De acordo com Andrey Dats, foi uma aventura fantástica: "Durante este período, senti todo o espectro das emoções: desde a completa queima emocional até à euforia. O nível de stress e o fluxo de informação eram enormes". Eu diria que durante este período passei de principiante a profissional no meu negócio. Cada novo problema é um novo desafio que nós e a equipa tivemos o prazer de enfrentar e ultrapassar. Dias únicos, semanas de formação, em que tive de procurar soluções para tarefas difíceis, mas ainda assim, tenho orgulho em dizer que a equipa da MKS Facade participou neste projecto".”
"Em Lviv, bem como na Ucrânia Ocidental e talvez em todo o país, não existiam sistemas de correr de tal dimensão - fomos os primeiros a assumir o desafio e, graças ao trabalho em equipa, fomos bem sucedidos. Congratulo-me por poder dizer que todos, desde o cliente e o arquiteto até aos visitantes, estão satisfeitos com o resultado. Este complexo é agora uma parte extraordinária da cidade e uma boa localização para eventos de diferentes direções".
Sistemas Reynaers utilizados
Parceiros envolvidos
Arquiteto
- Savytskyy Design
Instalador
- MKS Fasade
Fotógrafo
- Oleg Babenchuk
Outros parceiros
- KRUAEL (Desenvolvedores de projectos)