AZ Sint Maarten
Com uma presença marcante na paisagem, o AZ Sint-Maarten é um hospital concebido à escala humana, que irradia simplicidade e serenidade. Este imponente edifício ergue-se com solidez, envolto por espaços verdes e protegido por elementos de sombreamento delicadamente concebidos. A realização deste conceito, sobretudo centrado no paciente, resultou de uma colaboração entre a equipa de designers, gestores de projeto e construtores, onde a fusão da tecnologia sofisticada, princípios de design sustentável e orçamentos competitivos, convergiram para criar um ecossistema de saúde verdadeiramente singular.
Um Novo Hospital Regional para Mechelen, Bélgica
O projeto AZ Sint-Maarten harmoniza três campus hospitalares anteriormente separados (Rooienberg Duffel, Leopoldstraat e Zwartzustersvest Mechelen) num novo e único edifício ao longo da circular de Mechelen, na Bélgica. No dia 8 de junho de 2018, Jan Ennekens, Diretor Geral do AZ Sint-Maarten, celebrou a inauguração cortando a fita deste notável projeto concebido pelo gabinete VK Architects & Engineers. Este evento ocorre mais de uma década após este ter ganho a competição de arquitetura em 2007, para projetar este hospital regional.
O novo hospital inclui 654 camas de internamento, sendo que cerca de 50% são em quartos individuais, 96 quartos dedicados a cirurgia ambulatória e uma extensa área para consultas externas. Com aproximadamente 1.700 colaboradores, este centro hospitalar não só reflete a excelência arquitetónica, mas também destaca-se como um espaço vital para a prestação de cuidados de saúde de qualidade na região.
O Conceito do Projeto: ser um objeto na paisagem
Os designers começaram por alicerçar o projeto no espaço verde local, que inspirou estratégias de construção e orientação do edificado, dos materiais, do volume e acessibilidades. O resultado é uma integração deslumbrante na paisagem, com um design compacto e comprometido com a escala humana. Adicionalmente, o laminado utilizado para o sombreamento adiciona um toque divertido e delicado: uma espécie de segunda pele que não só protege os utentes e o pessoal, mas também confere um toque de leveza e elegância ao conjunto.

Linhas e conceitos claramente espaciais
Planos espaciais e ligações funcionais são fundamentais no design de hospitais. Em parceria com a equipa do AZ Sint-Maarten, os planos funcionais dos pisos, os modelos de circulação e os esquemas interativos foram aperfeiçoados numa visão global cuidada. Tanto os pacientes de internamento e ambulatório, como os pacientes crónicos e graves estão separados; as áreas de internamento estão agrupadas por pisos e verticalmente ligadas com os serviços técnicos na base do edificado.
Um ponto fulcral do projeto é a entrada para a zona dos cuidados, acessível a partir da entrada principal. Esta entrada principal, abrange a circulação vertical e horizontal, e forma um eixo para todos os serviços anexos. Do lado nordeste do edifício, o eixo é totalmente envidraçado, privilegiando, por um lado, a vista para a cidade de Mechelen e por outro, a paisagem rural atrás da ponte aérea R6. Ao longo de todo o hospital, pátios espaçosos proporcionam luz natural a todos os quartos, que tornam o campus acessível à vista.

Os utentes têm, quase sempre, contato visual com o exterior.
Design sensível às necessidades do utente
Para além das consultas hospitalares, o projeto foi meticulosamente concebido com o bem-estar do paciente em mente, considerando aspetos como privacidade, ergonomia, sustentabilidade e segurança. A introdução de múltiplas fachadas de vidro garante que os pacientes mantenham contacto visual constante com o exterior, promovendo uma sensação de conexão com o ambiente circundante. Para atingir este objetivo, os arquitetos solicitaram janelas e caixilhos que cumprissem os mais elevados padrões de desempenho e isolamento térmico, em conformidade com as normas belgas. As janelas de alumínio ConceptSystem 77-Alto Isolamento (HI) da Reynaers Aluminium, não só cumprem estes requisitos, como criam (literalmente) uma janela para a natureza, dotando o edifício de luz natural; para além de proporcionar a cada paciente uma vista para o verde envolvente. Paralelamente, o projeto privilegia o acesso de cada um às suas próprias instalações sanitárias, televisão e internet.

Para otimizar ainda mais as baixas necessidades de energia do edifício, foi aplicado um sistema de sombreamento nas várias fachadas para oferecer uma solução de proteção solar. A exclusividade do design foi especificada no concurso como propriedade intelectual da VK Architects & Engineers.
Da conceção à produção do sistema de sombreamento, a construtora e a Reynaers Aluminium apresentaram uma proposta técnica adaptada, utilizando 63 mil metros de perfis do sistema BriseSoleil 100. Esta "camada" delicada e funcional ajusta-se à orientação da fachada, respondendo às diferentes posições solares. A atenção aos detalhes incluiu a transição entre espaços públicos e privados, ajustando os graus de brilho.
Colaboração Estratégica
No concurso para a construção do hospital, a VK Architects & Engineers não pôde selecionar um instalador específico antecipadamente. Após aprovação contratual, a construtora MBG e a subcontratada Couwenberghs-Schellens sugeriram a Reynaers Aluminium. Após uma visita às instalações da Reynaers, a empresa integrou oficialmente a equipa neste projeto.
Para alcançar uma solução técnica alinhada com o design de sombreamento da VK Architects & Engineers, a colaboração próxima entre o instalador, o construtor e o arquiteto foi essencial. Destaca-se o teste do túnel do vento, que comprovou a resistência ao vento e impacto acústico, convencendo todos da qualidade técnica proporcionada pela Reynaers Aluminium. Erik Vereecken, Diretor de Projetos de Saúde da VK Architects & Engineers, destaca este teste como um elemento chave do projeto.
A ambição do projeto foi alcançada graças à capacidade do fabricante ajustar a sua solução standard, transformando-a num novo e exclusivo produto, feito à medida.
Conceito BIM
O AZ Sint-Maarten destaca-se pela sua singularidade ao ser pioneiro na adoção do BIM (Modelação de Informação da Construção), em 2010. A utilização de modelos 3D permitiu a exploração detalhada do design, possibilitando uma visualização interna antes mesmo da construção. Na fase de projeto, foram conduzidas simulações mecânicas e térmicas, proporcionando resultados que permitiram otimizar o projeto sem comprometer a competitividade do orçamento.

Um Ambiente Terapêutico
Robusto mas delicado, compacto e altamente funcional no design mas expansivo em termos sensoriais, o AZ Sint Maarten é um excecional exemplo de um ambiente terapêutico que cuida e apoia utentes, famílias e aqueles que trabalham nos cuidados médicos.